domingo, 19 de junho de 2011

Prêmio Pulitzer

        Fotógrafos americanos possuem, desde 1917, um meio de obter reconhecimento mundial: o Prêmio Pulitzer – contém 21 categorias nas áreas do jornalismo, literatura e música. O prêmio é uma quantia de dez mil dólares em dinheiro e um certificado. A Universidade Columbia de Nova York coordena este prêmio, que é concedido anualmente - no mês de abril - aos trabalhos de altíssimo grau escolhidos por uma banca independente com 102 jurados.
        No Brasil, o prêmio Esso é um dos equivalentes ao Pulitzer.
·         História:
  O prêmio criado em 1917, para homenagear Joseph Pulitzer (1847-1912), que antes de morrer, doou uma grande quantidade de dinheiro para a Universidade, e esta usou a quantia para a criação do curso de Jornalismo em 1912. Joseph foi um exímio jornalista que revolucionou jornais com algumas técnicas. Ele denunciava e combatia a corrupção, porém foi acusado de sensacionalista em suas colunas. Ele achava que o jornalismo era pra todos e tentara aproximar as classes desfavorecidas.
·         Principais Ganhadores:     
        -Eddie Adams (1969)- General Nguyen Ngoc Loan executando um prisioneiro Viet Cong em Saigon – Guerra do Vietnã.                                       

- Kevin Carter (1994)- Miséria no Sudão - África.
Alguns meses após receber o prêmio, Carter suicidou-se em um lugar de sua infância. Ele ficou atordoado com as condições que certas pessoas viviam, a miséria, a fome. Em sua carta de suicídio, ele dizia:  Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel... Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas… Dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos…”.

 
- Carolyn Cole (2004) – Guerra Civil na Libéria, com atenção aos cidadãos inocentes capturados no conflito.             

Por: Carolina Borges 

Nenhum comentário: