terça-feira, 14 de junho de 2011

Lomografia

Tu sabes o que é lomografia? Já ouviste falar sobre esse fenômeno? A lomografia é um jeito diferente de fotografar. Com câmeras analógicas e efeitos específicos, o principal cenário dessa arte é o cotidiano.

Os tipos de efeitos são inúmeros, com grande destaque à lente “olho de peixe” que tem uma ângulo de captação de 180 graus, deixando a imagem com formato circular.

A história da lomografia começou com o intuito de serem produzidas máquinas de acesso fácil à população, em 1982, para o registro da Guerra Fria. Mas foi só em 1991 que essa arte foi devidamente descoberta por 2 jovens. Eles fotografaram com as câmera lomográficas tudo que lhes foi possível e o resultado os surpreendeu. Logo, a lomografia virou moda. Depois de terminada a Guerra Fria, a luta foi para continuar a produção dessas câmeras em São Petesburgo.

Para conhecer melhor sobre esse assunto, nada melhor do que falar com alguém que entende muito bem sobre isso. O Olhar Acadêmico buscou pelo site de relacionamentos orkut e descobriu uma comunidade sobre a Lomografia no Brasil. A comunidade tem 947 membros e o dono é o Marcio Nel Cimatti. Ele nos  proporcionou uma entrevista, que segue abaixo:

OA: O que é a lomografia para ti?
Marcio: É a hora que eu mais curto na fotografia. Como trabalho com fotografia de forma mais séria,  com a Lomo eu mais me divirto.

OA: Como que tu conheceste a lomografia?
Marcio: Morei na Austrália em 2000 e lá conheci com um brasileiro. Depois disso fui comprando câmeras e “brincando” sempre que dava.

OA: Tens preferência por qual câmera lomográfica? Por que?
Marcio: Gosto da Holga, porque posso registrar tudo num “slidão”. É demais! E a fish eye que tenho faz tempo tá detonada, e continua funcionando.

OA: Que dica tu das para quem quer começar a fotografar?
Marcio: Fotografar de verdade? Ler, fazer alguns cursos.  Precisa se interessar por tecnologia e clicar muito, sem parar. Ah, conversar com quem já está no mercado é bacana também.

OA: Qual a tua foto preferida tirada com uma câmera lomográfica? Por que?
Marcio: Putz, que difícil! São tantas! Vou achar uma aqui.
Uma das fotos preferidas de Marcio

OA: Tu tens uma comunidade no orkut sobre a lomografia. Achas que o propósito que tu tinhas em mente quando a criou foi cumprido? Fale um pouco sobre a ideia de criar essa comunidade.
Marcio: Criei na época que o Orkut era febre para juntar uma galera interessada. Depois a lomografia foi virando cada vez mais moda e ganhou espaço em muitas revistas. Acho que valeu a pena. A galera até hoje comenta, vende e compra e conversa lá.

Mais sobre o nosso entrevistado:       
Apaixonado por viajar, acabou virando especialista nisso. 
Depois de trabalhar mais de 10 anos com marketing em multinacionais mudou de carreira. Começou a fotografar como profissional em 2005 .
Fez fotografia no Senac, no Toscana Photographic Workshop na Itália e na The Fotofactory em Amsterdã.
Tem matérias e imagens publicadas em veículos como Meio & Mensagem, Folha de São Paulo, Prazeres da Mesa, livros didáticos e colabora como freelancer para a revista Viaje Mais e para o Jet Set club.
Há 5 anos é editor do blog de fotografia e viagem. CLIQUE AQUI PARA VISITAR A PÁGINA.


A lomografia tem seus próprios 10 mandamentos, que são:

1. Leve sua Lomo sempre com você.
2. Use quando quiser – dia ou noite.
3. A Lomografia não interfere na sua vida, faz parte dela.
4. Fotografe sem olhar no visor.
5. Aproxime-se o máximo possível do objeto lomográfico desejado.
6. Não pense.
7. Seja rápido.
8. Você não precisa saber antecipadamente o que fotografou.
9. Nem depois.
10. Não se preocupe com as regras.

Curtiu? Não sabe onde comprar? No Brasil, ainda é difícil encontrar essas câmeras em lojas, por isso o comércio é feito pela internet em sites como http://brazil.shop.lomography.com/ ou no Mercado Livre.

Segue mais algumas imagens para a contemplação dessa arte:




































Por Natália Scholz

Nenhum comentário: